segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Rotary e ONU celebram sua parceria

RI General Secretary John Hewko, Rotary Foundation Truste
e Chair William B. Boyd, and RI President-elect Sakuji Tanaka
 listen to a panel presentation during Rotary-UN Day,
5 November in New York City. At the event, Rotarians,
Rotary youth program participants, special guests,
and UN leaders celebrated the close relationship and common goals
of the two organizations. Rotary Images/Alyce Henson
Por Ryan Hyland
Notícias do Rotary International – 10 de novembro de 2011

Mais de 1.000 rotarianos, oficiais da ONU, participantes de programas pró-juventude do Rotary e convidados celebraram a relação de trabalho entre o Rotary e as Nações Unidas no dia 5 de novembro.

O Dia Rotary/ONU, realizado anualmente na sede das Nações Unidas em Nova York, contou com painéis sobre saúde, água e alfabetização, dando destaque a projetos rotários que promovem os objetivos da ONU e transformam vidas em todo o mundo.

Kiyo Akasaka, subsecretário-geral de Comunicação e Informação Pública da ONU, elogiou o Rotary por sua contínua colaboração com as Nações Unidas para melhorar a saúde de crianças em vários países e por sua contribuição à erradicação da pólio.

"Nossa visão de um mundo melhor e mais seguro é o que nos traz aqui hoje", ele disse. "É o princípio Dar de Si Antes de Pensar em Si e seu grande impacto na área da saúde que fazem do Rotary um dos parceiros mais importantes da ONU."

Paz e justiça
Ambas as organizações estão tentando criar um mundo mais justo e pacífico, como mencionado pelo presidente eleito Sakuji Tanaka.

"Se tivéssemos que definir a essência do Rotary, encontraríamos o mesmo conceito que a ONU propaga: praticar a tolerância e viver em paz com o próximo", disse Tanaka.

Timothy E. Wirth, presidente da Fundação da ONU, falou sobre a importância de parcerias.

"O secretário-geral Ban Ki-moon reconhece que os problemas que a ONU enfrenta não podem ser resolvidos apenas pela Organização das Nações Unidas", disse ele, acrescentando que o compromisso do Rotary com boas parcerias tornará possível muitos dos objetivos das duas organizações.

Parcerias
"Estamos comprometidos a formar parcerias com organizações como a ONU", disse John Hewko, secretário-geral do RI.

"O Rotary está descobrindo que pode alcançar muito mais se trabalhar com outras organizações. Esta colaboração multiplica nosso sucesso: um mais um é igual a três", explicou Hewko. "Esta nova fórmula oferece uma oportunidade única para expandirmos os serviços humanitários. Além disso, ajuda a promover a paz e a compreensão -- a Missão do Rotary e da ONU.

Zulfiqar A. Bhutta, chefe da Divisão de Saúde Feminina e Infantil da Aga Khan University, discutiu a parceria estratégica com o Rotary e os desafios relacionados à saúde materno-infantil em países em desenvolvimento na África e em partes da Ásia.

Mais de 300.000 mulheres morrem a cada ano devido a complicações relacionadas à gravidez e ao parto. Segundo Bhutta, "o maior desafio é chegar até as mulheres, famílias e crianças carentes para lhes proporcionar assistência médica".

"Acredito que estamos no começo de uma jornada com o Rotary International para melhorar a saúde materno-infantil em locais de difícil acesso na Ásia e na África", ele acrescentou.

O Rotary tem um histórico de 66 anos com a ONU e possui o maior status consultivo oferecido a uma organização não governamental pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, que supervisiona muitas agências especializadas da ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário