Escolinha continua com as inscrições abertas para crianças e adolescentes com idade de sete a 16 anos |
O projeto De mãos dadas com o tênis, da Secretaria de Esportes da prefeitura, vem fazendo sucesso entre as crianças do primeiro distrito do município. Em atividade há pouco mais de seis meses, a escolinha de tênis na quadra municipal no Centro da cidade atrai dezenas de crianças, que já estão conseguindo dar suas primeiras raquetadas. O objetivo do projeto social é resgatar valores, dar oportunidades e incentivo às crianças, formando seu caráter e lapidando talentos.
A escolinha é dividida em três categorias: baby tênis, para crianças de sete a dez anos, infantil, de 11 aos 13 anos, e juvenil, para adolescentes de 14 a 16 anos. O coordenador de Esportes, Alex Sandro dos Santos, responsável pelo projeto, afirma que se surpreendeu com o desenvolvimento das crianças nesse pouco tempo de atividades. “Por se tratar de um esporte de elite e pouco praticado aqui na região, confesso que estou surpreso com o resultado nesse curto prazo. Para o baby tênis, a atividade é lúdica, com noções bem básicas, mas tanto o infantil quanto o juvenil já mostram resultados significativos. Os maiores já conseguem efetuar saque, voleio, forehand (golpe de direita) e backhand (golpe de esquerda) numa perfeição impressionante para o tempo em que estão praticando. Nosso principal objetivo no começo era formar cidadãos de bem, melhorando sua conduta, comportamento, educação e disciplina, mas com esses resultados acho que daqui sairão esportistas de alto rendimento”, diz o coordenador, que têm um sonho: ter uma quadra de tênis em cada distrito do município, para popularizar o esporte.
Pedro Vinícius Maia, 13 anos, não consegue conter o sorriso no rosto quando fala da escolinha de tênis. “Antes só gostava de jogar futebol, mas como adoro esporte, decidi me arriscar e aprender o tênis. E não me arrependi. Estou gostando muito. Quando acaba a aula, dá aquela tristeza”, disse Pedro.
Cerca de 100 alunos estão matriculados na escolinha e já participando do primeiro campeonato de tênis da cidade. Os alunos também treinam nas quadras de tênis do Portobello e Porto Real, através de uma parceria dos hotéis com a secretaria de Esportes. “Estamos trabalhando com eles em todos os tipos de pisos, mostrando suas diferenças e ensinando como se adaptar”, conclui o professor, que já tem planos de disputar torneios regionais em 2012, como o de Aquidabã, em Angra. Além disso, o coordenador acrescenta que os atletas que mais se destacarem serão federados para disputar torneios a nível estadual, como o Marapendi e Sport Center, na Barra da Tijuca, e o Lob, na Tijuca.
A escolinha continua com as inscrições abertas para crianças e adolescentes com idade de sete a 16 anos. As matrículas são feitas com o próprio professor Alex, na quadra do Centro de Mangaratiba, às terças e sextas-feiras, das 8 às 11 horas, e terças e quintas, das 14 às 16 horas, horário dos treinos. A escolinha é gratuita e é necessário que os pais levem cópia da certidão de nascimento, duas fotos, declaração escolar e atestado de saúde.
O professor alimenta o sonho de ver o projeto crescer cada vez mais. “Para isso, além da prefeitura, que dá todo o suporte, precisamos também de parceiros e voluntários. Boa parte do material que trabalhamos com as crianças, como raquete e bolas, são doações. Quem estiver interessado em ser um parceiro, convido a nos procurar nos dias de treinos para ver de perto esse projeto tão bonito”, conclui Alex.
Plantão da Voz da Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário