sexta-feira, 18 de novembro de 2011

No Rio, Guga e Corretja visitam a Mangueira

Guga e Corretja levam o tênis à comunidade da Mangueira
Foto João Pires
17 de novembro de 2011

Mais de 200 crianças que fazem parte do Projeto Rio 2016 da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) tiveram seu primeiro contato com o tênis nesta quinta-feira na companhia ilustre de dois campeões de Roland Garros e um vencedor da Copa Davis. Gustavo Kuerten, Carlos Moyá e Alex Corretja, astros do CLARO Rio Champions 2011, que acontece de quinta a sábado (17 a 19 de novembro) no Maracanãzinho, visitaram a sede da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Mangueira e comandaram uma animada clínica para meninos e meninas de 4 a 14 anos da comunidade atendidas pelo projeto.

Ao sentir o calor das crianças, que não desgrudavam do ídolo um minuto sequer, Guga voltou no tempo e se lembrou de seus primeiros saques ainda ao lado do pai, em Florianópolis. “Esse sonho que habita a vida destas crianças se assemelha muito ao que vivi quando comecei a praticar tênis. Este contato na comunidade serve para estimular a prática do esporte e fazer com que estas crianças olhem para mim e sintam que seu ídolo é de carne e osso”, disse Guga, que nesta sexta-feira (18/11), às 14h, visitará o Complexo Esportivo da Rocinha acompanhado da Secretária Estadual de Esporte e Lazer Macia Lins.

O tricampeão de Roland Garros fez questão de elogiar o movimento de pacificação nas favelas do Rio, que proporcionará às crianças das comunidades envolvidas ma nova realidade. “O que falta é oportunidade para que elas tenham um futuro digno. Isso começou a se tornar realidade com a criação das UPPs. Agora, chegou a vez dos ídolos e do poder público fazer cada um a sua parte, pois essa galerinha aqui tem uma aptidão física enorme para a prática de esportes”, analisou Guga.

Foi o caso do pequeno Igor Teixeira Pereira, de apenas 11 anos. Os poucos mais de dois minutos de “jogo” contra Guga com certeza se tornarão uma eternidade na vida deste menino da comunidade. “Foi uma surpresa pra mim. Um dia inesquecível. Confesso que gosto mais de futebol, mas agora tentarei praticar tênis se houver uma nova oportunidade”, confidenciou Igor, em êxtase.

Mesmo brilho que o veterano Alex Corretja, de 37 anos, demonstrava ao contemplar as vielas da comunidade. “Minha primeira vez no tênis foi aos seis anos e sei como estas crianças estão se sentindo. Ainda mais num local com moradores humildes e que buscam uma oportunidade em suas vidas. Guga é uma das pessoas mais importantes do Brasil e sua simples presença aqui esta manhã deve ter ajudado muita gente”, ressaltou Corretja, que no sábado (19/11) reeditará com Gustavo Kuerten a história final de Roland Garros 2001 no desafio CLARO Rio Champions 2011.

O também espanhol Carlos Moyá demonstrou interesse na iniciativa de instalação de UPPs pela cidade. “O Rio vive um importante processo de pacificação que irá refletir nos Jogos Olímpicos de 2016. Existe um potencial muito grande e novos Gugas poderão surgir até lá”, acredita Moyá.

Após bater bola com as crianças, Gustavo Kuerten, Carlos Moyá e Alex Corretja circularam pela comunidade Parque Candelária, hoje pacificada. Lá, cumprimentaram moradores, conheceram residências, o comércio local, a sede da ONG Associação Meninas e Mulheres do Morro e até uma creche.

VISITA DE GUGA À ROCINHA

Nesta sexta-feira, o tenista Gustavo Kuerten visitará o Complexo Esportivo da Rocinha acompanhado da Secretária de Esporte de Esporte e Lazer Marcia Lins. O tricampeão de Roland Garros participará de um “mutirão do esporte” no complexo, que contará com oficinas de luta, capoeira, ginástica olímpica e um playground, além da clínica de tênis nas seis mini-quadras montadas no local. Guga será recebido por cerca de 200 crianças, conhecerá o complexo e subirá ao Parque Ecológico da Rocinha.

LOCAL: Complexo Esportivo da Rocinha
ENDEREÇO: Rua Berta Lutz, s/n
DATA: 18 de novembro, sexta-feira
HORÁRIO: 14h

Nenhum comentário:

Postar um comentário