quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Começa hoje o ATP Challenger Tour Finals em São Paulo

São Paulo (SP) – Os oito tenistas que disputam o ATP Challenger Tour Finals entre os dias 16 e 20 de novembro já conhecem seus adversários na primeira fase do torneio. Um sorteio realizado nesta segunda-feira no Ginásio do Ibirapuera, local da competição, definiu os dois grupos – encabeçados pelos jogadores de melhor ranking entre os participantes: o brasileiro Thomaz Bellucci, número 37 do mundo, e o português Rui Machado, 73º da lista.

No Grupo Verde, Bellucci terá a companhia do eslovaco Martin Klizan, 90º do ranking da ATP, além do alemão Andreas Beck, 105º, e do norte-americano Bobby Reynolds, 121º. O português Rui Machado está no Grupo Amarelo ao lado do israelense Dudi Sela (95º) e dos alemães Cedrik-Marcel Stebe (103º) e Matthias Bachinger (109º). A primeira fase será disputada entre quarta e sexta-feira em formato Round Robin – todos contra todos -, e os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais.


Foto: Silmara Ciuffa
“Vai ser muito legal terminar minha temporada jogando um torneio inédito, ainda mais aqui no Brasil. Espero que me dê confiança para começar 2012. É um torneio diferente, já que, mesmo perdendo uma partida, você ainda tem chances de terminar como campeão”, analisou Bellucci, que, apesar de ter o melhor ranking entre todos os participantes, tratou de relativizar sua condição de favorito ao título. “Não sou tão favorito como pensam, não. Todos os que estão aqui vêm num bom momento, ganhando muitos jogos, e alguns deles são especialistas em quadras rápidas.”

O ATP Challenger Tour Final reúne os sete tenistas que mais conquistaram pontos em torneios da série Challenger ao longo da temporada 2011, além de um convidado do país-sede – no caso, Bellucci. Campeão dos torneios de Marrakech (Marrocos), Rijeka (Croácia), Poznan e Szczecin (ambos na Polônia), Rui Machado vem de três semanas consecutivas na América do Sul, duas delas no próprio Brasil – onde chegou às semifinais dos Challengers de São José do Rio Preto (SP) e São Leopoldo (RS). “Obviamente teremos adversários que vêm muito motivados. Não por acaso somos os sete escolhidos para estar aqui, por causa dos resultados”, comentou Machado. “Fiz minha programação para encerrar a temporada no Brasil. Até porque gosto muito de São Paulo e tenho muitos amigos aqui. Então, me sinto em casa.”

A realização do primeiro ATP Challenger Tour Finals marca a reinauguração do Ginásio Ibirapuera após a conclusão de suas reformas, e o presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Jorge Lacerda Rosa, se mostrou satisfeito com a inclusão de mais um evento de alto nível no calendário do tênis brasileiro. “Além do desenvolvimento e da capacitação, esse é outro grande objetivo nosso: o de trazer grandes torneios para o Brasil. Com a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, vivemos um grande momento para negociar a chegada desses eventos, e é natural que uma cidade como São Paulo esteja no topo da lista para recebê-los.”

Confira a programação do ATP Challenger Tour Finals:

Quarta-feira (16 de novembro)
15h: Dudi Sela (ISR) x Cedrik-Marcel Stebe (ALE)
Não antes das 16h30: Rui Machado (POR) x Matthias Bachinger (ALE)
Não antes das 18h: Martin Klizan (ESL) x Andreas Beck (ALE)
Não antes das 21h: Thomaz Bellucci (BRA) x Bobby Reynolds (EUA)

Quinta-feira (17 de novembro)
Mesmos horários, com partidas a serem definidas. Os vencedores das partidas de estreia jogarão entre si. Os outros dois jogos reunirão tenistas que tiverem perdido no primeiro dia.

Sexta-feira (18 de novembro)
Mesmos horários, com confrontos a serem definidos.

Sábado (19 de novembro)
15h: Semifinal 1
A seguir: Semifinal 2

Domingo (20 de novembro)
15h: Final

DGW Comunicação – Daniela Giuntini/ Lucas Caram

Nenhum comentário:

Postar um comentário