Italiana supera Samantha Stosur e conquista o Grand Slam em Paris.
Tenista se torna primeira mulher italiana a triunfar em um evento deste porte.
O beijo no saibro de Roland Garros, gesto repetido por Francesca Schiavone durante a semana, era indício de que algo especial estava por acontecer. Neste domingo, a italiana de 29 anos consumou com final feliz o casamento com o torneio francês. Com uma atuação irretocável, ela derrotou a australiana Samantha Stosur, número 7 do mundo, por 6/4 e 7/6(2), e conquistou o título.
Antes de repetir a cena, deitou-se no solo da quadra Philippe Chatrier e levou as mãos à cabeça. Então virou-se e deu o beijo no pó de tijolo. Foi seu primeiro triunfo em um Grand Slam, e também o primeiro de uma italiana na história do tênis. Como resultado, entrará no top 10 e aparecerá na sexta colocação, 11 a mais que seu posto atual, o 17º.
O primeiro set foi em equilibrado e jogado em um ótimo nível. As duas tenistas sacavam bem e tomavam o controle do ponto logo no segundo golpe. Serviços abertos seguidos de bolas anguladas davam o tom do jogo. Até o oitavo game, ninguém teve sequer um break point.
No nono, Stosur vacilou. A australiana errou uma direita e um voleio fácil e, após uma boa subida à rede de Schiavone, ficou com o placar em 0/40. A número 7 se salvou da duas primeiras chances de quebra, mas cometeu uma dupla falta na terceira e perdeu a vantagem. Na sequência, Schiavone confirmou mais uma vez seu serviço e fechou a parcial em 6/4.
O segundo set começou melhor para Stosur, que conseguiu sua única quebra no jogo e abriu 4/1, mas a australiana voltou a vacilar e perdeu a vantagem no sétimo game. A decisão do set foi para o tie-break, e Schiavone, consistente e jogando em alto nível, brilhou. Com um par de voleios - tática usada à perfeição durante o jogo - vencedores, ela tomou a dianteira no game de desempate e não deu chances.
Nenhum comentário:
Postar um comentário