sábado, 31 de outubro de 2009

RAQUETES

O que uma raquete errada pode causar ao seu braço

Novidades pipocam no mercado do tênis. Raquetes levíssimas, de materiais com absorção de impacto, diminuição de vibração, milhões de fórmulas matemáticas, para cada vez mais estimular as vendas e manter o mercado competitivo. Mas será que todas essas inovações levam em conta a prevenção de lesões? Nunca se viu tantas raquetes diferentes no mercado quanto nos últimos 5 anos. Mudanças que nos fazem até sentir saudade das raquetes de madeira, do tempo de Bjorg Borg e Guillermo Villas.
Várias foram às mudanças com relação ao material, e entre eles o grafite e as ligas de carbono dominaram o mercado por um bom tempo. Nos últimos anos, as raquetes compostas de ligas de titânio (ninguém pode negar) são as vedetes do mercado.Mais importante que o material, quando pensamos em lesão devemos nos preocupar com o peso. Raquetes muito leves (peso sem corda menor do que 280 gramas) podem causar lesões decorrentes da vibração decorrente do impacto do golpe, principalmente no cotovelo e no ombro, mas também no punho e na coluna.
Isto porque durante o golpe, no instante do impacto, a força do membro superior deve ser grande para que o tenista possa suportar a força gerada pelo contato da bola na raquete. Isto é conhecido como peso dinâmico, pois o que importa é o quanto a raquete é sentida pelo braço na hora do impacto, e não somente o seu peso estático (aquele que pode ser medido em uma simples balança.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário