sábado, 5 de dezembro de 2009

Espanha é campeã da Copa Davis

A Espanha é a grande campeã da Copa Davis em 2009. Depois dos triunfos de Rafael Nadal e David Ferrer na sexta-feira, hoje foi a vez de Fernando Verdasco e Feliciano Lopez darem o ponto que ainda faltava aos donos da casa ao bateram na partida de duplas Tomas Berdych e Radek Stepanek por 7/6 (9/7) 7/5 6/2 após 2h46min de jogo.

Essa é a primeira derrota da dupla Berdych e Stepanek que estavam invictos até então na Copa Davis e nunca haviam perdido jogando juntos na competição (foram cinco vitórias antes do primeiro revés).

Já Verdasco e Lopez, herois do título no ano passado (cada um venceu um jogo de simples e juntos venceram a partida de duplas no 3 a 1 contra a Argentina em Mar Del Plata), venceram sua sexta partida em nove jogos juntos na competição.

Esse é o quarto título da Espanha em sete finais na Copa Davis. O país ibérico já havia sagrado-se campeão do torneio em 2000 (em casa, diante da Austrália), 2004 (em casa, diante dos EUA) e 2008 (fora de casa, contra a Argentina), além de ter ficado com o vice-campeonato em 1965, 1967 e 2003 (em todas caiu diante da Austrália).

A Espanha não teve muito trabalho para conquistar seu quarto título em nove anos na Copa Davis. O país teve sorte no sorteio dos confrontos e disputou todos os confrontos em casa.

Em março, diante da Sérvia de Novak Djokovic, a 'Armada' passou fácil por 4x1 na primeira rodada. Nas quartas, em julho, a vítima foi a Alemanha, que endureceu um confronto que parecia fácil e só caiu no quinto e decisivo jogo por 3x2.

Nas semifinais, em setembro, os donos da casa não tiveram Rafael Nadal (assim como contra a Alemanha), mas atropelaram a frágil seleção de Israel por 4x1. E na grande decisão, contra a Rep. Tcheca, triunfo mais fácil do que o esperado e confronto decidido ainda no sábado com um 3x0.

O título mostra a eficiência da equipe espanhola que possui um elenco muito forte onde cada um dos quatro titulares ajudaram a marcar um ponto na conquista.

O troféu também premia o excelente trabalho do capitão Albert Costa, que logo em seu primeiro ano à frente do time espanhol já conquista a Saladeira de Prata.


Por Fabrizio Gallas, direto de Barcelona

Nenhum comentário:

Postar um comentário