Com certeza. Muito se fala sobre a importância do exercício físico em qualquer idade. Devemos ter consciência das características e possibilidades do nosso corpo, mesmo que ele já esteja "bem maduro". Em função de já ter atingido a chamada melhor idade, o cuidado em preparar o corpo e respeitar suas condições é muito importante.
Nesta faixa etária, a presença de patologias crônicas degenerativas (como osteoporose e artrose) podem ser fatores limitantes para a prática do tênis, fazendo com que alguns cuidados sejam necessários. Eis alguns:
Manter musculatura, principalmente pernas e ombros, fortalecida e alongada através de exercícios específicos;
Evitar jogar em quadra dura para diminuir impacto sobre as articulações;
Jogar com regularidade, mas intercalando para não sobrecarregar o corpo e respeitando sua condição;
Ter cuidado para a condição aeróbica estar em dia: não podemos correr o risco de ter susto durante o jogo;
O uso de um bom tênis também é importante, devemos sempre pensar em absorver impacto sobre tornozelos, joelhos e coluna;
A raquete adequada é fundamental para não exigir demais dos tendões e músculos do ombro;
O jogo de duplas pode ser uma saída para uma vida no esporte.
Dentre todos os benefícios que uma atividade física pode proporcionar, a importância do convívio social deve ser destacado. O tênis permite que amigos estejam sempre juntos, novas amizades acontecem e viagens para torneios proporcionem alegres confraternizações.
Sempre pensar: O esporte é uma forma de alcançar e preservar a saúde!
Patrícia Rodrigues
Fisioterapeuta da Equipe de Tênis da ALJ desde 1996; Responsável pela Clínica de Fisioterapia da ALJ; Especialista em Medicina Esportiva; Formação para Trainner da ATP; Sócia da Funcional Fisioterapia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário