terça-feira, 31 de agosto de 2010

Bellucci estreia com vitória no Aberto dos EUA

O brasileiro Thomaz Bellucci estreou com vitória no Aberto dos Estados Unidos. O número 28 do mundo dominou o confronto contra o norte-americano Tim Smyczek e venceu por 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 7-5 e 7-6 (8-6), em 2h20min de jogo.


Bellucci terá como adversário na próxima fase o sul-africano Kevin Anderson. O número 77 do ranking venceu o indiano Somdev Devvarman por 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 6-4 e 6-3.

Mello sofre contra alemão, mas vence e pega Ferrero na 2ª rodada.

O brasileiro Ricardo Mello conseguiu uma vitória suada nesta segunda-feira, em sua estreia na chave principal do Aberto dos Estados Unidos. O número 81 do ranking da ATP levou quase três horas para derrotar o alemão Bjorn Phau por 3 sets a 1, com parciais de 6-4, 7-5, 4-6 e 7-6 (7-4).

Calendário ATP 2010 - Setembro


17-09 - Copa Davis - Semi Final e Playoffs Grupo Mundial

20-09 - Bucareste (Romênia) - BCR Open România- Saibro- 250 - Premiação: € 450,000
Campeão em 2009: Albert Montañes (ESP)

20-09 - Metz (França) - Open de Moselle- Rápido- 250 - Premiação: € 450,000
Campeão em 2009: Gael Monfils (FRA)

27-09 - Bangkok (Tailândia) - PTT Thailand Open - Rápido Coberto - 250
Campeão em 2009: Gilles Simon (FRA)

27-09 - Kuala Lumpur (Malásia) - PProton Malaysian Open, Kuala Lumpur 2010 - Rápido - 250
Campeão em 2009: Nikolay Davydenko (RUS)

domingo, 29 de agosto de 2010

Guga derruba talismã Kafelnikov em Floripa

O ídolo Gustavo Kuerten não decepcionou os 4 mil torcedores que lotaram a Arena Multiuso em São José (SC) e derrotou o russo Yevgeny Kafelnikov no Desafio Internacional envolvendo os dois ex-números um do mundo em partida que celebrou a Semana Guga Kuerten em Florianópolis.


Contagiando a torcida com belas jogadas e sempre um sorriso no rosto, o tricampeão de Roland Garros bateu seu ex-rival de circuito por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 7/6 (7/4).

Nos tempos de profissional, Guga e Kafelnikov foram grandes rivais e se enfrentaram ao todo 12 vezes, com vantagem de 7 a 5 para o brasileiro, que sempre teve o russo como uma espécie de talismã em Roland Garros, já que sempre que se enfrentaram em Paris, Guga venceu e foi campeão na sequência.



domingo, 22 de agosto de 2010

Federer quebra jejum, é Tetra em Cincinnati e iguala Agassi e Borg

E Roger Federer voltou a sorrir nesse domingo. Depois de quase sete meses sem títulos, o suíço conquistou seu quarto caneco no Masters 1000 de Cincinnati (Estados Unidos) ao bater na finalo bravo Mardy Fish, 36º colocado, por 2 sets a1 com parciais de 6/7 (7/5) 7/6 (7/1) 6/4 após 2h40min.


Federer não vencia um torneio desde o fim de janeiro quando faturou o Aberto da Austrália em cima de Andy Murray. De lá pra cá foram três vices em Madri (Espanha), Halle (Alemanha) e Toronto (Canadá) e quedas nas quartas de final de Roland Garros e Wimbledon, onde defendia a conquista , e a queda para o terceiro lugar do ranking.

Esta é a quarta conquista de Federer em Ohio repetindo os feitos de 2005, 2007 e 2009, 63º título em 90 finais na carreira, o que o deixa em igualdade de números ao sueco Bjorn Borg, dono de 11 Grand Slams e uma das lendas do tênis.

Federer também atinge seu 17º Masters 1000 em 28 finais igualando o feito do americano Andre Agassi e ficando a apenas umaconquista do recordista Rafael Nadal.

Semana Guga Kuerten reúne tenistas em torneio infanto-juvenil

sábado, 21 de agosto de 2010

Brasileiro terá que acordar de madrugada para ver Brasil x Índia

O torcedor brasileiro vai ter que acordar no meio da madrugada para acompanhar os jogos entre Brasil x Índia no piso rápido de Chennai (Índia), entre os dias 17 e 19 de setembro, onde o time nacional buscará uma vaga de volta à elite da Copa Davis. Brasil convocado para o duelo. Veja!

Foi convocado nesta terça-feira o time brasileiro que disputará os Playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis diante da Índia no piso duro de Chennai (Índia) entre os dias 17 e 19 de setembro. A vitória vale uma vaga na elite do tênis que não jogamos desde 2003.

Thomaz Bellucci, número 25 do mundo em simples, será o número 1 de simples da equipe com a dupla Marcelo Melo e Bruno Soares, quadrifinalistas de Roland Garros e 14ª melhor parceria do ano.

A novidade em relação às últimas convocações é Ricardo Mello que será o número 2 de simples substituindo Marcos Daniel que havia sido o titular nos dois últimos confrontos na derrota para o Equador, em Porto Alegre em setembro do ano passado, e contra o Uruguai em maio.

A federação indiana divulgou os horários dos três dias de jogos. Na sexta-feira as duas partidas de simples começam às 3h, horário de Brasília.

No sábado, a dupla é mais tarde, às 6h30, e no domingo o confronto se encerra com mais dois jogos de simples a partir das 3h.

O Brasil não disputa o Grupo Mundial desde 2003 e desde 2006 vem parando sempre nos Playoffs.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Federer - Um Guilherme Tell tenista

Durante um intervalo na gravação de um comercial para a Gillette, Roger Federer desafiou um dos integrantes da equipe que filmava o anúncio. O rapaz, meio preocupado, aceitou colocar uma garrafinha na cabeça enquanto o suíço se preparava para disparar um saque. O que acontece quando Federer executa o golpe? Clique abaixo e veja com seus próprios olhos!

A cena, obviamente, é uma bricadeira com a famosa história de Guilherme Tell, talvez o suíço pré-Federer mais famoso da história, que acertou uma maça na cabeça de uma criança com uma flechada.


Guga intensifica treinos e está ansioso para a exibição contra Kafelnikov

Florianópolis (SC) - O tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten, está se preparando, desde julho, para o jogo-exibição contra o russo Yevgeny Kafelnikov, que acontece no dia 28 de agosto, durante a Semana Guga Kuerten, na Arena Multiuso, em São Jose (SC). Com treino intensificado nas últimas semanas, Guga está ansioso para a disputa de seu primeiro amistoso do ano no Brasil. "O jogo será bem equilibrado e a tendência é que seja uma partida muito disputada. Acho que terei que suar bastante em quadra este ano", declarou Guga à imprensa, após o treino, nesta segunda-feira.

O ex-número 1 do tênis mundial jogou com João Vitor Walendowsky, campeão da Copa Guga Kuerten 2009, na categoria 14 anos e que atualmente treina com Larri Passos, em Camboriú. Walendowsky é um dos 521 inscritos para a Copa juvenil deste ano. Guga declarou estar bastante satisfeito com o número de participantes do evento em 2010, principalmente porque estarão presentes os melhores juvenis do ranking nacional. E manda um recado para os jovens tenistas: "Aproveitem ao máximo a experiência na Semana Guga Kuerten, é a chance de competir e participar de clínicas e bate-papo com o Larri, o Meligeni e ainda acompanhar o jogo-exibição. Vai ser um evento bem completo."

O adversário do dia 28 é um velho conhecido do brasileiro nas quadras. Assim como ele, o russo também já ocupou o primeiro lugar no ranking do tênis mundial. Mas para Guga, estar frente a frente com Kafelnikov neste evento tem um significado especial. "A Semana Guga Kuerten representa um sonho antigo de contribuir para o desenvolvimento do tênis, com base na minha própria história de vida e trajetória profissional. Quero retribuir ao esporte o que o tênis me proporcionou. Meu objetivo maior é o crescimento do tênis no país e esta exibição com o Kafelnikov, que é um grande adversário, é um grande incentivo."

Kafelnikov foi o adversário que Guga mais enfrentou no circuito profissional. O brasileiro, que venceu o rival nas quartas-de-final de Roland Garros a caminho de todos os seus três títulos no Grand Slam francês, garante que a partida de sábado, em São Jose, não será fácil. "Kafelnikov é uma lembrança boa de Roland Garros. Sempre que nos enfrentamos em quadra, ele me desafiou até o limite e fez eu dar meu máximo", relembra Guga. Se compararmos a performance dos dois atletas em confrontos anteriores, Guga leva a melhor em número de vitórias. Os ingressos para o jogo podem ser comprados através do site Ingresso Fácil.

Desde 2008, quando se despediu do circuito profissional, Guga se dedica a ações que contribuem para o desenvolvimento do tênis no país e realiza ações sociais, junto ao Instituto Guga Kuerten. Kafelnikov, que parou de competir profissionalmente em 2004, atualmente é comentarista de tênis em um canal de televisão russo.

domingo, 15 de agosto de 2010

Murray leva o bicampeonato no Masters de Toronto

Britânico leva seu primeiro título no ano, em jogo marcado pelas interrupções da chuva.



O verdadeiro teste de paciência que se tornou a final do Masters 1.000 de Toronto por conta das interrupções causadas pela chuva coroou o britânico Andy Murray neste domingo. Ele conquistou o título ao vencer o suíço Roger Federer, vice-líder do ranking mundial, por 2 sets a 0 (duplo 7/5) em jogo cheio de quebras de serviço. Em duas horas e quatro minutos de jogo, o número 4 do mundo devolveu a derrota sofrida em janeiro, na decisão do Australian Open, quando Federer levou a melhor.

domingo, 8 de agosto de 2010

Lula mostra preconceito contra o tênis e compra briga com Meligeni

Uma declaração infeliz e outra atitude preconceituosa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dada durante uma visita a uma comunidade carente no Rio de Janeiro, provocou a ira da comunidade tenística principalmente de Fernando Meligeni.

No vídeo abaixo, Lula aparece ao lado do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e é abordado por um menino de 17 anos que lhe pede para colocar tênis em uma comunidade carente da cidade.

O presidente então rebate o garoto dizendo que o tênis é um "esporte de burguês" e manda o menino trocar de esporte e fazer natação.

A declaração preconceituosa de Lula logo repercutiu entre alguns nomes importantes do esporte, como Fernando Meligeni, um dos nossos principais nomes e que sempre lutou pelo crescimento do tênis no Brasil. Através de sua conta no Twitter, 'Fininho' disparou contra o presidente.

"Que declaração deprimente do presidente. Depois quando os burgueses vencem os torneios eles querem sair na foto do lado. Além de dizer para o menino não ir atrás de seu sonho, ele ainda fala para ele trocar de esporte. Deixa o menino sonhar. Muitos meninos que não são burgueses venceram no tênis. Guga não era rico, (Jaime) Oncins era filho de cabelereiro. Lamentável", desabafou Meligeni: "A questão é que lutamos pelo país, damos sangue e esse é o reconhecimento. Ele falando para meninos jogarem outro esporte", continuou Meligeni que mandou Lula "se informar sobre o esporte antes de falar besteira".

Meligeni ganhou apoio de outras personalidades do esporte, como Bruno Rezende, levantador da Seleção Brasileira de Vôlei e filho do técnico Bernardinho: "O Presidente mandou mal nessa declaração. Parabéns pelo desabafo Meligeni", apontou, além de ter o coro de outros nomes do tênis como Vanessa Menga que hoje dirige um instituto.

"Isso é pra deixar qualquer um de mau-humor. Será que ele (Lula) quer que eu enterre meu Instituto e pare com os projetos sociais?", disse Menga que já foi número 1 do tênis nacional.