quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Os melhores de todos os tempos

Björn Rune Borg (6 de junho de 1956, Estocolmo) é um ex-tenista profissional sueco.

Björn Borg nasceu em Estocolmo e cresceu na cidade de Södertälje, na Suécia. Ganhou, durante dez anos (1973-1983), 56 torneios, somando cerca de 100 milhões de dólares em prêmios e contratos de publicidade.

Ganhou cinco vezes o Torneio de Wimbledon (1976/77/78/79/80), seis vezes o Torneio de Roland-Garros (1974/75/78/79/80/81). Em 1979 e 1980, ele terminou a temporada como o número 1 do ranking. Deixou as quadras prematuramente aos 26 anos, e é considerado um dos melhores tenistas de todos os tempos.

Em 1974, com apenas dezessete anos, Borg vence o Torneio de Roland-Garros, tornando-se o mais jovem do mundo a conquistar um torneio do Grand Slam. Era marcado também pelo seu grande físico.

A frieza que o marcava em cada game rendeu-lhe o apelido de "Iceborg". Dois casamentos desfeitos (com a tenista romena Mariana Simionescu e a top model sueca Jannike Bjoerling) e um rombo de 30 milhões de dólares nos negócios levaram Borg a uma tentativa de suicídio, em Fevereiro de 1989, na cidade de Milão. Ele tomou vinte cápsulas do hipnótico Roipnol.

Em 1992, Borg foi ainda condenado a pagar uma pensão de 20 mil dólares por mês a sua ex-mulher, a cantora italiana Loredana Berté. Os dois ficaram casados quatro anos, época em que ela tentou o suicídio duas vezes. No processo, Loredana acusou Borg de destruir sua carreira.

Borg entrou para o International Tennis Hall of Fame em 1987.

O filósofo francês Gilles Deleuze, na famosa entrevista do Abecedário, cita sua relação amadora com o tênis e fala sobre Borg, dizendo que a popularização do esporte se deu devido às mudanças operadas pelo estilo do tenista sueco. Para o filósofo, haviam dois tipos de campeões: os criadores e os não-criadores. Se os não-criadores são aqueles que usam estilos já existentes de uma forma competente, os criadores construiriam estilos diferenciados, possuindo seguidores (eles são estilistas, na definição de Deleuze).

Deleuze comenta o surgimento do estilo de Borg dizendo que ele cria o esporte popular, na invenção de um novo jogo, mesmo depois de já ser consagrado. Este estilo, para o filósofo, era "um estilo de fundo de área, recuo total, liftage e proximidade de rede". Diz: "qualquer proletário ou executivo menor pode entender esse jogo", o que seria uma grande conquista para o tênis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário