sábado, 27 de fevereiro de 2010
Jogos da Taça Davis - Grupo Mundial -5 de março
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Belucci ganha a primeira em Acapulco
“Preciso melhorar para avançar mais, na parte física e em todos os aspectos. Meu grande desafio é nas partidas de cinco sets; tenho ido mal nos Grand Slams e tenho de mudar isso”, analisou.
A temporada já tem sido vencedora para Bellucci, que foi campeão em Santiago. Nas semifinais, ele venceu o tenista da casa Fernando González. Em seguida, foi até as quartas de final do Aberto do Brasil, na Costa do Sauípe.
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Rotary - 105 anos desenvolvendo líderes
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Deixada - “Dropshot”
A deixada é um “slice” muito delicado, executado com a raquete para trás, requer o uso do pulso numa ligeira batida, pouco preparo da raquete para trás e um razoável prosseguimento do movimento após o golpe. A cabeça da raquete deve encontrar a bola razoàvelmente em cheio, passando então por baixo dela, para lhe dar efeito backspin. Para ser de algum valor, deve cair a menos de 2 metros e meio da rede. Se for muito longe, é praticamente ponto feito para o adversário. Sua maior chance de sucesso está no elemento surpresa, o que obviamente não acontece se abusar dele. O “dropshot” é muito efetivo após se ter feito o adversário correr no fundo a um dos cantos, dê, então, a deixada cruzada.
O efeito da deixada, como o de “slice”, é cumulativo. É realmente fácil chegar nele nos primeiros games, mas após ter-se ido buscar uma boa quantidade deles, começam a parecer muito distante.
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Sharapova vence em Memphis e conquista seu 21º título após 5 meses de jejum
Jogando de forma consistente, Sharapova venceu com tranquilidade em os seus confrontos em Memphis, sem perder sets em partidas contra as norte-americanas Shenay Perry e Bethanie Mattek-Sands, além da britânica Elena Baltacha e a tcheca Petra Kvitova, antes de derrotar Sofia Arvidsson na decisão.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Os melhores de todos os tempos
Björn Borg nasceu em Estocolmo e cresceu na cidade de Södertälje, na Suécia. Ganhou, durante dez anos (1973-1983), 56 torneios, somando cerca de 100 milhões de dólares em prêmios e contratos de publicidade.
Ganhou cinco vezes o Torneio de Wimbledon (1976/77/78/79/80), seis vezes o Torneio de Roland-Garros (1974/75/78/79/80/81). Em 1979 e 1980, ele terminou a temporada como o número 1 do ranking. Deixou as quadras prematuramente aos 26 anos, e é considerado um dos melhores tenistas de todos os tempos.
Em 1974, com apenas dezessete anos, Borg vence o Torneio de Roland-Garros, tornando-se o mais jovem do mundo a conquistar um torneio do Grand Slam. Era marcado também pelo seu grande físico.
A frieza que o marcava em cada game rendeu-lhe o apelido de "Iceborg". Dois casamentos desfeitos (com a tenista romena Mariana Simionescu e a top model sueca Jannike Bjoerling) e um rombo de 30 milhões de dólares nos negócios levaram Borg a uma tentativa de suicídio, em Fevereiro de 1989, na cidade de Milão. Ele tomou vinte cápsulas do hipnótico Roipnol.
Em 1992, Borg foi ainda condenado a pagar uma pensão de 20 mil dólares por mês a sua ex-mulher, a cantora italiana Loredana Berté. Os dois ficaram casados quatro anos, época em que ela tentou o suicídio duas vezes. No processo, Loredana acusou Borg de destruir sua carreira.
Borg entrou para o International Tennis Hall of Fame em 1987.
O filósofo francês Gilles Deleuze, na famosa entrevista do Abecedário, cita sua relação amadora com o tênis e fala sobre Borg, dizendo que a popularização do esporte se deu devido às mudanças operadas pelo estilo do tenista sueco. Para o filósofo, haviam dois tipos de campeões: os criadores e os não-criadores. Se os não-criadores são aqueles que usam estilos já existentes de uma forma competente, os criadores construiriam estilos diferenciados, possuindo seguidores (eles são estilistas, na definição de Deleuze).
Deleuze comenta o surgimento do estilo de Borg dizendo que ele cria o esporte popular, na invenção de um novo jogo, mesmo depois de já ser consagrado. Este estilo, para o filósofo, era "um estilo de fundo de área, recuo total, liftage e proximidade de rede". Diz: "qualquer proletário ou executivo menor pode entender esse jogo", o que seria uma grande conquista para o tênis.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
domingo, 14 de fevereiro de 2010
sábado, 13 de fevereiro de 2010
João Zwetsch é o novo capitão brasileiro na Copa Davis
A decisão foi anunciada pela Confederação Brasileira de Tênis, através do presidente Jorge Lacera e do coordenador Emilio Sanchez Vicário. Zwetsch vem se destacando desde o ano passado como técnico de Thomaz Bellucci, número 1 do Brasil.
"É uma honra muito grande. Fico orgulhoso por receber o convite para ocupar um posto de grande responsabilidade. Estou consciente da minha capacidade e espero contar com o apoio de todos, da CBT, dos jogadores e de seus treinadores, para levar o Brasil novamente ao Grupo Mundial da Copa Davis", declarou Zwetsch, ao assumir o novo cargo.
Zwetsch fará sua estreia como capitão no início de maio, nos dias 7, 8 e 9, na segunda rodada do Zonal Americano da Davis. O Brasil enfrentará o vencedor do confronto entre República Dominicana e Uruguai. Se os uruguaios avançarem na competição, o duelo será realizado no Brasil.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Bellucci é campeão no Chile e é top 30
Campeão do ATP 250 de Santiago (Chile) ao bater o argentino Juan Monaco por 6/2 0/6 6/4 na final desta noite de domingo, o paulista Thomaz Bellucci deu um bom salto no ranking da ATP divulgado na manhã desta segunda-feira e pela primeira vez na carreira chegou ao top 30.
Com o conquista na capital chilena, seu segundo caneco em eventos deste porte nos últimos sete meses, Bellucci saltou sete posições no ranking e aparece como 28º melhor tenista do planeta com 1351 pontos na classiciação.
O tenista de 22 natural de Tietê é o agora o quarto maior jogador da história do país e está perto de se tornar o segundo, ultrapassando nomes como Fernando Meligeni (25º em 1999) e Thomaz Koch (24º em 1979) e ficando atrás somente de Gustavo Kuerten (número um do mundo em 2000).
De quebra, Bellucci ainda encerra um jejum de mais de 5 anos do Brasil no ranking. A última vez que um tenista brasileiro havia figurado entre os 30 melhores do planeta havia sido em outubro de 2004, quando Guga era o 22º. Naquele ano, na semana seguinte, ele fez o descarte do título do torneio de São Petersburgo (Rússia) conquistado em 2003, caiu dez posições na semana seguinte e nunca mais retornou ao top 30.
Entre os demais brasileiros, Marcos Daniel manteve-se em 89º, Thiago Alves e Ricardo Mello, que fizeram oitavas em ATPs na última semana, saltaram três posições cada e estão, respectivamente, em 131º e 135º, e João Souza, o "Feijão", saltou 53 posições após excelente campanha no ATP 250 de Santiago, onde furou o quali e chegou à semifinal, e alcançou o melhor ranking da carreira com 155º.
Completam o top 10 nacional, na sequência, Júlio Silva (158º), Ricardo Hocevar (190º), Franco Ferreiro (201º), Caio Zampieri (207º) e Alexandre Bonnatto (272º).
Em 1917 é fundada a Fundação Rotária
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Bellucci cala o Chile, bate Gonzalez e está na final em Santiago
Por João Neto, direto de Santiago
Diante de uma quadra central lotada, com quase cinco mil chilenos fanáticos, gritando sem parar, o brasileiro Thomaz Bellucci, número 35 do mundo, surpreendeu o principal favorito ao título do ATP 250 de Santiago, o local Fernando Gonzalez, e aplicou dois sets a um, parciais de 3/6 6/4 6/3, após 1h54min. Esta é a primeira vez que Gonzalez perde jogando em casa desde 2007, quando chegou cansado após o vicecampeonato do Australian Open e caiu nas quartas-de-final diante do espanhol Albert Montanes. Na temporada passada, ele sagrou-se tetracampeão do evento, sem ceder um único set durante toda a campanha.
Com este resultado, além de se garantir pela primeira vez na carreira no Top-30, o paulista de Tietê se credencia para disputar a grande decisão frente ao argentino Juan Monaco, 29o. do ranking e algoz do também brasileiro João Souza, o Feijão, na outra semifinal. Este será o primeiro encontro entre os dois tenistas no circuito profissional.
Bellucci atinge sua terceira final na carreira e lutará pelo segundo título. O campeão de Gstaad (Suíça) 2009 e vice no Brasil Open há um ano atinge seu maior triunfo, o primeiro sobre um tenista top 15, e se vinga da derrota sofrida no Masters 1000 de Xangai (China), em outubro passado, por 2 sets a 0 na segunda fase.
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Records - Grand Slam
Don Budge (EUA) em 1938 e
Rod Laver (AUS) em 1962 e 1969
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Gustavo Kuerten receberá maior honra do tênis mundial
FLORIANÓPOLIS - O catarinense Gustavo Kuerten receberá o troféu Philippe Chatrier, maior prêmio do tênis mundial, em junho, na França. O tenista aposentado será o convidado de honra da Federação Internacional de Tênis (ITF) no jantar de gala que será realizado no dia 1.º de junho, na capital francesa.
Tricampeão de Roland Garros, o ex-número 1 do mundo será premiado por seus resultados dentro das quadras e também por causa de suas atividades filantrópicas.
"Este ano o prêmio será dedicado a Gustavo Kuerten, pelo seu mérito esportivo, seu trabalho filantrópico para pessoas necessitadas, pelo seu envolvimento com a candidatura olímpica, enfim, por todo seu exemplo", explicou o presidente da ITF, Francesco Ricci Bitti.
Guga receberá o troféu no ano em que comemora uma década de sua chegada ao topo do ranking mundial, em 2000. No mesmo ano, o brasileiro faturou o bicampeonato de Roland Garros na quadra principal do Grand Slam, batizada justamente de Philippe Chatrier.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Veja como foi Chennai, na Índia
Realizado entre 4 e 6 de janeiro, deste ano o Rotary Club of Madras Industrial City, conseguiu atrair cerca de 70 rotarianos de 7 países, que puderam jogar, ver o ATP Tour de Chennai, vencido por Marin Cilic, desfrutar de uma organização impecável, uma recepção primoroza por parte dos indianos, fazer turismo e conviver com outros tenistas rotarianos. Confira os boletins deste evento no site do ITFR - www.itfr.org ou no site do torneio - www.rcmic.org.
Chennai (em Língua tamil: சென்னை), também conhecida por seu antigo nome Madras (em inglês) ou Madrasta (em português), é a capital e a maior cidade do estado de Tamil Nadu, localizado no extremo sul da Índia. Tem 6,8 milhões de habitantes e é um centro industrial, comercial e portuário na Baía de Bengala. Fundada com o nome de Fort St. George, foi a sede da Companhia Inglesa das Índias Orientais até 1773 e prosperou à base do comércio de algodão e têxteis, tendo sido nessa época a cidade mais importante da Índia enquanto colónia inglesa. É a quarta maior cidade do país, depois de Calcutá, Mumbai e Nova Delhi. Na vizinha cidade de São Tomé de Meliapor estão os restos mortais do Apóstolo São Tomé numa catedral construída pelos portugueses.
A cidade foi seriamente afectada pelo tsunami que se seguiu ao Maremoto do Índico em 2004.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Haiti - Seu winner, uma doação.
Para doar para a SHELTERBOX no Brasil:
Banco Bradesco
Agencia 122
Conta corrente - 181604-7
Fav. Rotary Club São Caetano do Sul Olímpico
CNPJ. 55.059.885/0001-96
Conheça mais sobre SHELTERBOX em www.shelterbox.org.