quinta-feira, 29 de abril de 2010

Nove anos depois, Tiago Fernandes põe o Brasil de volta no topo do tênis mundial

Alagoano campeão do Australian Open comemora feito, mas já disputa torneios profissionais e diz estar trabalhando para melhorar a longo prazo .
No dia 4 de dezembro de 2000, Gustavo Kuerten foi oficializado como o número 1 do tênis mundial. Nesta segunda-feira, dia 26 de abril de 2010, nove anos e quatro meses depois, o Brasil volta a ter um atleta no topo da modalidade. Tiago Fernandes, o alagoano de 17 anos que conquistou o título do Australian Open juvenil, acaba de assumir a liderança do ranking mundial de sua faixa etária.

O feito, atingido por nomes ilustres como Ivan Lendl, Stefan Edberg, Roger Federer e Andy Roddick, supera até Gustavo Kuerten, que venceu Roland Garros juvenil nas duplas, mas jamais alcançou a liderança do ranking para jovens até 18 anos. A melhor colocação do catarinense, que era treinado por Larri Passos - mesmo técnico de Tiago -, foi o sexto posto.

Na lista divulgada nesta segunda-feira pela Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês), Tiago Fernandes aparece com 897,50 pontos, à frente do sueco Daniel Berta (837,50 pontos) e do australiano Jason Kubler (830). O francês Gianni Mina, ex-líder do ranking, teve descontados os pontos pelo título conquistado em Beaulieu Sur Mer (França) no ano passado e caiu para a 4ª posição (792,50).

Antes desta segunda-feira, Tiago já era o brasileiro mais bem colocado na história do ranking mundial juvenil. Ele dividia a honra com Nicolas Santos. O paulista, porém, não repetiu entre os profissionais o desempenho que teve como juvenil e hoje, com 22 anos, ocupa apenas a 741ª posição no ranking da ATP.

Desde que triunfou na Austrália, Tiago já vem se arriscando com mais frequência em torneios profissionais. Tentou qualifyings de torneios grandes, como o Brasil Open e o ATP 250 de Houston, mas foi eliminado logo em seus jogos de estreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário