quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

2° Campeonato Mundial do ITFR - Colombo, Sri Lanka


O 2° Campeonato Mundial do ITFR foi realizado em Colombo, Sri Lanka, entre os dias 1 e 4 de dezembro de 2006.












Nalim Fernando foi o responsável pela organização e o resultado financeiro ajudou 2 escolas com equipamentos esportivos.











O espaço de Colombo é uma mistura de terra e água, pois possui inúmeros canais e, no mesmo coração do centro urbano, conta com o lago Beira de 65 ha de área, que constitui um dos lugares emblemáticos da cidade. O norte e nordeste da cidade estão banhados pelo rio Kelani, que desagua no mar no bairro denominado Modera (Mōdara en cingalês), que significa "delta de rio".

O clima de Colombo é de temperaturas relativamente moderadas: 31°C entre Março e Abril e 22°C nos meses de inverno. A maior alteração ocorre durante as estações das monções, entre Maio e Agosto, e entre Outubro e Janeiro, nos quais se podem esperar fortes chuvas. A média anual de precipitação é de 2.400 mm.


O nome Colombo foi introduzido pelos portugueses em 1505. Parece derivado do termo cingalês clássico kolon thota, que significa "porto sobre o rio Kelani". Outra teoria afirma que deriva da expressão cingalesa kola-amba-thota, que significa "porto com árvores frondosas de manga".

Colombo é um dos portos mais ativos do Oceano Índico, através do qual transita parte significativa dos produtos de exportação da ilha: chá, borracha, óleo de coco, copra e pedras preciosas. Possui indústrias de transformação (manufaturas de tabaco, oleaginosas, fábricas têxteis, etc.) e um complexo siderúrgico.





Imagem de satélite de Colombo era conhecida pelos mercadores romanos, chineses e árabes há séculos. Foi durante séculos um porto frequentado pelos navegantes árabes, pois acabaram por ocupá-la desde o século VIII, e controlavam a partir da cidade o tráfico para o interior da ilha.

No XVI os portugueses expulsaram da cidade os muçulmanos, erguendo uma fortaleza para proteger o comércio de especiarias.

Os holandeses conquistaram-na em 1656, depois de um épico cerco, ao fim do qual os portugueses sobreviventes receberam um salvo-conduto. Colombo foi então a capital dos territórios marítimos da Companhia Holandesa das Índias Orientais até 1796.

Os britânicos fixaram-se em Colombo e converteram-na em capital da nova colónia de Ceilão.

O Sri Lanka obteve a independência pacificamente em 1948, e Colombo tornou-se a capital do novo estado.

As distintas ocupações estrangeiras tiveram um enorme impacto na cultura local, sendo bem visíveis na arquitectura da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário