quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Antes de Pan, quadras de tênis viram "descobridoras de talento"


Clique abaixo e veja a reportagem


Celso Paiva
Marcelo do Ó
Direto de Guadalajara

Ao lado do Centro Aquático, "joia da coroa" dos Jogos Pan-Americanos, o complexo de tênis de Guadalajara não deixa nada a desejar. Apesar de não possuir arquibancadas do nível de um Aberto dos Estados Unidos ou de Roland Garros, o cenário faz juz a qualquer outro grande local do esporte pelo mundo.

A quadra principal conta com lugares para 2,6 mil espectadores e apresenta um local pronto para o início da disputa do Pan. Com placar de última geração e até espaço VIP, a arena já foi inclusive palco da final de um torneio local que acontece no mês de junho. Antes dos Jogos, porém, haverá uma grande mudança: a superfície atual será trocada por uma mais lenta que já estará pronta na próxima semana.

Além da principal, o complexo ainda conta com mais oito quadras para a disputa do torneio. Cada conjunto de duas quadras tem capacidade para mil espectadores. Mais quatro quadras de aquecimento e um estacionamento, que fica em baixa das oito quadras auxiliares e tem capacidade para 506 carros, completam o local.

Mostrando que o lugar não será um "elefante branco", como muito se vê em arenas após as edições de Jogos Olímpicos e Pan-Americanos, os organizadores já conseguem lucrar com as quadras criadas em uma área nobre de Guadalajara. Eles cobram um aluguel de 120 pesos (cerca de R$ 16,50) por uma hora de uso de uma das oito quadras. Se for alugado à noite, o preço sobe para 160 pesos (cerca de R$ 21,50). O preço é infinitamente inferior ao aluguel em um clube da cidade.

Além disso, o local é usado para revelar novos talentos para o tênis mexicano. Jovens, sendo pobres ou ricos, que mostram algum tipo de habilidade, ganham aulas grátis. A faixa etária principal é de 12 a 15 anos. De acordo com o professor Boris Santana Rios, o número de alunos está aumentando.

"Temos clínicas de 20 a 30 alunos, mas além desses mais adolescentes também trabalhamos com crianças. O tênis é atualmente o terceiro esporte da cidade, atrás do futebol e do atletismo. Já deu para vermos algumas jovens promessas surgindo daqui".

Nenhum comentário:

Postar um comentário