O paulista Thomaz Bellucci, número um do Brasil e 31º do mundo, conheceu na noite deste sábado sua chave em busca do primeiro título na temporada com a disputa do Brasil Open, torneio ATP 250 disputado nas quadras de saibro da Costa do Sauípe (BA) que distribui US$ 442,500 e é o maior do país.
O canhoto de 23 anos foi designado como terceiro cabeça de chave e saiu adiantado na chave. Ele ganhou 'bye' na primeira fase e faz sua estreia já nas oitavas de final contra o argentino Carlos Berlocq (65º), contra quem nunca jogou no circuito, ou um tenista vindo do qualifying.
Vice-campeão em 2009 e quadrifinalista ano passado, Bellucci tem uma chave relativamente boa até as semifinais, onde pode enfrentar o espanhol Nicolas Almagro, 13º do ranking e principal favorito ao título no Sauípe.
Campeão de 2008, Almagro saiu adiantado na chave e vai enfrentar na estreia o vencedor do duelo entre os convidados brasileiros João Souza, o "Feijão", número 111 do mundo, e o jovem Guilherme Clezar, de 18 anos e que faz sua estreia em torneios nível ATP.
O campineiro Ricardo Mello, número dois do Brasil e 77 do mundo, deu azar e vai enfrentar na primeira rodada o embalado colombiano Santiago Giraldo (57º), que disputa neste domingo sua primeira final da carreira no ATP 250 de Santiago (Chile). No retrospecto entre os dois, o colombiano lidera por 1 a 0.
Se passar às oitavas de final, Mello vai enfrentar o espanhol Albert Montañes, segundo pré-classificado. Já Fernando Romboli, carioca de 22 anos e 245º do ranking mundial, estreia contra o experiente espanhol Ruben Ramirez Hidalgo, 74º colocado na lista da ATP.